sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Tipos de vestidos: moda lolita

Wrapping Cherry OP Angelic Pretty
(fonte lolibrary)

Já li e ouvi algumas vezes duvidas sobre as abreviações, os nomes “JSK – jumperskirt”, “OP – one piece”. E decidi escrever um pouquinho sobre isso, o significado e as diferenças.

Bom, pessoalmente, particularmente em conversas com outras lolitas, geralmente eu apenas digo “vestido”, mas, bom conhecer e entender os termos, se você é uma aspirante ou começou a pouco tempo e é tímida, saber isso irá ajuda-la quando for incluída numa conversa, por exemplo. Vou comentar algo pessoal, eu ainda estava em fase de pesquisa pra conhecer sobre a moda e fui a um meeting, eu ouvi algo como “JSK” e só pensei “o que é isso?”, queria participar da conversa e dizer que não conhecia o termo e se poderiam me explicar, certamente, explicariam de boa, mas, eu era muito tímida e pensei “vou incomodar com perguntas tolas”. Alguém se identifica/ou?

*Importante: não fiquem com dúvidas, perguntem! 

Não é bobo, é sua dúvida, é tolo ficar no escuro sem respostas ou conhecimento. E pesquise, pesquise muito, seja insaciável em obter informações, em aprender!


Vamos aos vestidos:

OP – One Piece

Vestidos com mangas (curtas ou longas)

- uso de bolero ou blouse opcional (OP manga curta)


Fleur de Lys OP Mary Magdalene
(fonte lolibrary)
Maria's Catholic Nun OP BTSSB
(fonte lolibrary)
















JSK – Jumperskirt 

Vestidos sem mangas, com alças.

- usa-se blouse ou cutsew por baixo ou bolero por cima;

Perfume Bottle JSK Mary Magdalene
(fonte lolibrary)


- e a polêmica “JSK sem blouse” *O* eu curto, mas é considerado inadequado “ombros descobertos” em lolita, para ficar adequado, cubra-os seja por blouse, cutsew por baixo ou bolero, xale, capa, por cima.

Undine Sailor JSK Aatp
(fonte lolibrary)


Obs. Alguns modelos de JSK’s possuem alças largas, como esse modelo da Aatp o "Undine Sailor", nesse caso, geralmente não considera-se inadequado o não uso das outras peças, pois, os ombros estão em boa parte cobertos. Há quem tenha “ranço” disso, mas aplica-se ao gosto pessoal e não por ser inadequado. Antes meias curtas, maquiagem artística, outfit temático, orelhinhas de bichinhos, etc eram tabu (pouquíssimas exceções talvez vejam isso como inadequado, mas por gosto pessoal) Gosto pessoal difere de características da moda, ou seja, (exemplo aleatório: você gosta de veludo molhado, porém é inadequado ou você não gosta de meias curtas em lolita, porém são adequadas, ok) viram a diferença? ;) Outro detalhe, só por ter os ombros menos cobertos, não significa que seja ero lolita ok, esse subestilo, possui características distintas.

Eu sou a favor, apoio e incentivo a criatividade, ousadia e o inusitado em lolita, mas né, se tu decidir usar cetim barato preto e renda de nylon branca, sem anágua e dizer que é lolita, desculpe-me mas não posso defende-la/lo, pode ser lindo, mas não será lolita.



Salopette

Oi? Vestido?! (não sei, pode ser classificado como vestido?!) Bom, essa peça, por ser considerada uma peça “principal” num outfit, assim como OP’s e JSK’s, eu decidi comentar um pouco sobre ela. As características são: alças reguláveis, cavas fundas (abertura lateral parte superior da peça).

Infanta Dark Magic Party Salopette
(fonte lolibrary)


- usa-se blouse ou cutsew por baixo;
- atente-se ao comprimento;
- atente-se ao formato da saia;
- atente-se comporta uma anágua.

Salopette, geralmente são mais curtas (com exceção sob medida), por isso, cuidado com o comprimento, se você for alta, deve-se usar underskirt. “E em ero lolita?” Ero lolita, o comprimento é um pouco mais curto, só um pouco, geralmente voltado ao gothic e classical. Talvez, possa sim, porém cuidado, ero é um dos subestilos que requer mais conhecimento, parece simples, mas é um pouco mais complexo do que possa aparentar ao primeiro olhar: “ah, só um pouco mais curto, um pouco mais decotado, transparência e tal, é fácil”, aceitar os elementos, coordenar de forma adequada e ainda com recato, eu considero difícil, mas há quem tenha mais facilidade que outros.


fonte lolibrary

Ainda sobre salopette, o formato e se comporta anágua, sem anágua não é lolita, essa é a principal característica da moda, a silhueta.
Salopette é uma peça mais usada em outras j-fashions como otome kei, fairy kei, mori kei, mas é possível usar em lolita (como nessa imagem da Infanta), só ter um atenção ao comprimento, formato e se comporta anágua. “De novo, você já disse isso, que repetitiva!” desculpa leitor(a), mas, acho importante dar ênfase nessas questões e a repetição ajuda na assimilação das informações ^^

Assorted Cookie Salopette AP
(fonte lolibrary)
Esse é um exemplo de salopette que não seria possível usar em lolita: mais curta, saia que não comporta anágua. 

É isso, espero que possa ser de alguma ajuda, até a próxima postagem <3

P.S. Se tiver algum equivoco, por favor, comentem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário